RSS

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Mensagem: Rute e Noemi

Rute, uma vida transformada (apostila de março 2007)

Terceira Aula:
TEMA: Santificação
ASSUNTO: Santificação na vida de Rute
TEXTO FUNDAMENTAL: Rute 1-2

Introdução - Rt 1:1-6
Uma família de Belém de Judá (terra onde Jesus nasceu) se mudou para Moabe. O pai era Elimeleque, a mãe Noemi e os dois filhos Malom e Quiliom.
Passado um pouco de tempo, Elimeleque morreu. Os filhos cresceram e casaram-se com moças moabitas. Os moabitas não eram servos de Deus, mas eles estavam lá e assim se deu o casamento. Um casou-se com Orfa e outro com Rute.
Pronto! Agora já sabemos quem era Rute, a moabita.
Aconteceu que os maridos de Orfa e Rute também morreram e Noemi, a sogra das moças disse: - Eu não tenho mais marido nem filhos e não posso ficar morando no meio deste povo idólatra. Vou voltar para Belém.

Decisão de Noemi – Rt 1:6-8
Noemi chamou Orfa e Rute e disse: ouvi dizer que na minha terra o povo se acertou com Deus e os campos de trigo, cevada, estão bonitos, há pastos, leite, frutas e vou voltar para onde Deus está abençoando.
Aí as noras disseram: - Nós voltaremos com a senhora.
Noemi respondeu: - Não minhas filhas, vocês não têm mais nenhuma obrigação para comigo. Fiquem no meio do seu povo.
Saíram assim as três e Noemi parou e disse: - Eu sou pobre, nada tenho para lhes dar. Voltem para as suas mães. E Orfa voltou para o seu povo e seus deuses.
Orfa disse: - Está bem, vou beijá-la e voltarei. E assim fez.
Então vocês podem ver que muitos são como Orfa. Ouvem das lutas, dificuldades, olham para trás e voltam mesmo, como Orfa, e nunca mais a Bíblia falou dela. Que pena!
Rute, ao contrário, abraçou Noemi e disse: - Eu conheci o testemunho que a senhora deu das maravilhas operadas por este Deus de Israel e sei que os ídolos da minha terra nada fazem. Então eu não voltarei.
- Sua cunhada voltou. Noemi disse a Rute: Volte também.
Rute decidiu ser do Senhor: “Disse, porém Rute: Não me instes para que te deixe, e me afaste de ao pé de ti: porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares à noite ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;”. (Rt 1:16).

Rute vai ao trabalho
Logo que Noemi e Rute chegaram a Belém, muitos reconheceram Noemi e ela contou tudo que aconteceu ao sair de Belém. Só perdas: perdeu o marido, os dois filhos, só lhe restou a nora, que era uma filha para ela.
Rute viu logo tudo de bom: os campos de cevada, trigo, que beleza! Vou trabalhar. Nada de mendigar, de chorar. Aqui Deus está como Noemi disse.
Rute soube que nesta terra Deus protegia os pobres. Ele deu uma lei em que os segadores, que eram os que colhiam, não deviam apanhar tudo, mas deixar o que caísse para os pobres e nos cantos do campo, não segasse: “Quando fizeres a sega da tua terra, não segarás totalmente os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da tua sega; para o pobre e para o estrangeiro as deixarás. Eu sou o Senhor vosso Deus.” (Lv 23:22).
Ela, feliz, foi saber dos que comandavam as colheitas qual campo seria mostrado para ela. E Rute foi para o campo de um homem bondoso, que cumprimentava os empregados de maneira educada:
“E eis que Boaz veio de Belém, e disse aos segadores: O Senhor seja convosco. Responderam-lhe eles: O Senhor te abençoe.” (Rt 2:4). Era muito bom isto, não é?

Rute se encontra com Boaz (Rt 2:4-11)
Boaz viu Rute trabalhando e perguntou: - Quem é esta moça? O empregado disse: - Esta é a nora de Noemi, que veio de Moabe, e desde a manhã trabalha e só parou para comer.
Boaz se aproximou de Rute e disse: - Filha minha (ele sabia que Rute era estrangeira e devia estar assustada), não vás colher a outro campo; não passes daqui; te ajuntarás às moças que são trabalhadoras aqui; os teus olhos estejam atentos no campo em que eles vão trabalhar. Dei ordem aos moços que não te façam nenhum mal. Quando tiveres sede, vai aos vasos e bebe o que os moços tirarem.
Quando Rute ouviu tudo isso ficou admirada! Prostrou-se com o rosto em terra e disse a Boaz: Por que achei graça aos teus olhos, para que faças caso de mim, sendo eu uma estrangeira?
Boaz disse a ela: - Eu sei de tudo e todos já testemunharam da sua fidelidade à tua sogra e que viestes te abrigar na Proteção (as asas) do Deus de Israel.
Bem, depois de vocês ouvirem uma história tão linda como esta, têm que entender a revelação.
Boaz representa o Senhor Jesus, que é o dono do campo e possuidor dos céus e da terra. Rico, dono de tudo.
Rute representa cada um de nós, pecadores, pecadoras, sem merecermos nada, somos convidados a colher do alimento que nosso Senhor Jesus nos dá.
Só que Boaz disse a Rute que não fosse a outro campo. Por quê? Porque ele sabe dos campos perigosos que existem, onde há tanta mentira, vícios, tanta atração para a carne, tanta coisa ruim. “Não é campo do Senhor”. Ele tem um curral onde alimenta as suas ovelhas.
É para nós nos ajuntarmos aos que estão na seara do Senhor. Vamos às nossas classes, aos ensaios, para louvarmos, vamos á evangelização. Nada com os desta terra! Nada com os moabitas! Moramos no mundo, mas não somos do mundo.
Nós temos ordem de nosso Boaz para sermos guardados pelos anjos:
“ O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.” (Sl 34:7).
Quando tiver sede – beber da água da vida, aquela que Jesus deu à mulher samaritana.
Boaz ainda convidou Rute para comer em sua mesa e deu pão molhado no vinho. Que maravilha! Nosso Jesus deu também o seu pão, o seu corpo, e o seu sangue para que dele tomemos e nos alimentemos.

0 comentários:

Postar um comentário