RSS

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Mensagem: Terra Prometida

TERRA PROMETIDA
Quando Deus tirou o povo de Israel do Egito, eles não saíram de lá sem direção (sem saber para onde que iriam). O povo de Israel caminhou em direção à terra prometida - Canaã.
Foi uma promessa de Deus – dar ao povo de Israel uma terra, onde eles pudessem habitar e viver para servir somente ao Senhor Deus de Israel.
Assim é a nossa caminhada com Jesus: para trás o Egito (que é o mundo), não queremos as coisas deste mundo (não queremos ficar neste mundo, viver aqui para sempre); por isso estamos caminhando em direção à eternidade prometida pelo Senhor Jesus.
Em João 14:2b e 3b - “Pois vou preparar-vos lugar” ... “para que onde eu estou estejais vós também”.
O desejo do Senhor Jesus é que a sua igreja, o seu povo escolhido esteja junto dele, onde ele está.

Mas será que o povo de Israel saiu do Egito e já chegou na terra prometida? Já começou morar lá? Não.
Passaram muitos anos ... eles caminharam no deserto primeiro. Deus foi preparando esse povo para morar na terra prometida, para aprender a depender somente do Senhor Deus.
Às vezes alguém diz: “mas Jesus está demorando voltar” ... Nós esperamos a volta de Jesus, aguardando a ele todos os dias (como esperamos a visita de alguém que gostamos muito); deixando que ele seja o nosso pastor, que guie as nossas vidas neste mundo; deixando que o Espírito Santo cuide de nós. É assim que esperamos a volta de Jesus.
Pois antes do povo de Israel tomar posse da terra (começar morar na terra) que Deus prometeu para eles, Deus falou assim: ”Antes, como te ordenou o Senhor teu Deus, destruí-las-ás totalmente: aos heteus, aos amorreus, aos cananeus, aos ferezeus, aos heveus, e aos jebuseus ... para que não vos ensinem a fazer segundo todas as suas abominações, que fizeram a seus deuses, pois pecaríeis contra o Senhor vosso Deus”. Deuteronômio 20:17-18
Vejam uma coisa importante: o povo de Israel tinha que pelejar (lutar) contra os povos da terra, aqueles povos que tinham costumes diferentes dos deles, e que serviam a outros deuses, que não era o Deus de Israel. Só vencendo esses inimigos é que a terra seria conquistada e eles, então, poderiam habitar (tomar posse) dela.
Sabem, porque? Deus não queria dar ao seu povo uma terra misturada com outros povos. Deus queria um povo só seu, servindo somente a Ele. Conosco não é diferente. A terra já está prometida, sobre nós está a promessa de que somos mais do que vencedores.
O povo de Israel tinha a nuvem como sombra durante o dia e a coluna de fogo para aquecê-lo e orientá-lo durante a noite; todo o povo numa mesma pisada sem desviar-se para direita ou para a esquerda, estava unido na direção do Senhor (nuvem - coluna de fogo). Hoje nós podemos dizer também que o povo do Senhor está unido, não há erro nesta Obra, pois a nuvem de dia (sombra - o Senhor abrigando seu povo na caminhada) e a noite, o fogo (a luz que conduz o povo na direção certa), ou seja, o povo não perde sua identidade, não perde a direção do caminho quando ele está unido, na comunhão.

TERRA QUE MANA LEITE E MEL
Leite: alimento vital, saudável, que dá o crescimento.
Mel: alimento gostoso doce ao paladar
“terra que mana leite e mel” quer dizer um local abundante, rico em bênçãos, farto, tanto em alimento quanto em alegrias.Esta é uma expressão aplicada a terra prometida Canaã, uma terra rica em alimentos e em todo tipo de bens.
Enquanto o povo de Deus estava no deserto eles recebiam do Senhor o maná que deveria ser colhido todos os dias pela manhã e moído para ser feito o pão, nós estamos neste mundo( deserto) assim como o povo de Israel a cada dia recebemos de Deus o alimento que é o Senhor Jesus.

“EU SOU”
Vai a Faraó e dize-lhe: Deixa ir o meu povo. - Problemas apresentados por Moisés:
a) - Como convencer a Faraó?
b) - Como convencer ao povo de que Deus está falando?
c) - Como falar a Faraó, sendo pesado de língua ? (falta de eloquência)
O Senhor disse: EU SOU O QUE SOU. EU SOU ME ENVIOU A VÓS !

Deus quer falar com o homem quer achar alguém disposto a ouvir a sua voz. A Igreja está neste mundo tem seus momentos de aflição mas ela não pertence a ente mundo, a igreja fiel ouve a voz do Senhor. Há um cativeiro neste mundo como o do Egito. O Senhor tem ouvido o clamor da Igreja e quer arrebata-la.


O que falar ao Mundo?: EU SOU. Sou o quê ? Sou a Revelação ( e não a argumentação, a razão)
EU SOU é a Revelação. Não é argumentos humanos o mundo tem até demais, mas só a Revelação convencia Faraó.O povo começou a ver a Revelação se cumprir e entendeu que o Senhor queria mesmo tirá-los dali.
Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

Deus mostrou a Moisés que Ele o Senhor estaria no governo, na direção. Moisés então entendeu que o que estava ali, era a ordem do Senhor, era a revelação que estava ali, então era a presença do Senhor. Era o “Eu sou”, era o Pai, o filho presente, porque era a saída, era a abertura do caminho para ir embora. Então: “Eu sou” é a revelação. “Tira as sandálias dos teus pés, porque a terra em que estás pisando é terra santa”. É a Santidade da obra . Então, tudo o que você pode imaginar, era a voz do Pai, era a ordem do Senhor, era o profeta presente, era o reinado que se estava levantando, era o novo rei ali, era o reino, era a Trindade presente. Então, se nós colocarmos, tudo isso, em ordem, nós vamos ter muitas coisas maravilhosas e vamos ter uma descoberta muito grande na Palavra do Senhor, a respeito do Senhor Jesus. Quando diz, assim: “O Senhor dos Exércitos”, então nós estamos falando do Senhor de todas as coisas, aquele que vence todas as batalhas

APDSJ, irmãos,
Segue anexo estudo para o próximo domingo.


Luciana

0 comentários:

Postar um comentário