RSS

domingo, 11 de julho de 2010

Mensagem: Ana - Oferta de Amor

OFERTA DE AMOR

I Samuel 1:11

Introdução
I Samuel 1:11. E votou um voto, dizendo: Senhor dos exércitos! Se benignamente atenderes para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
Quando Ana fez o seu pedido ao Senhor não foi por uma mera vaidade ou para seu proveito mas, havia no seu coração uma preocupação com a situação de Israel. (...antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do Senhor). Deus já não falava mais com o povo, devido ao pecado.
Ana foi humilhada, criticada, perseguida (I Sam 1:6), com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente (I Sam1:10) . Perseverou em oração para alcançar o que ela almejava (I Sam 1:12), derramou a sua alma perante a Senhor (I Sam 1:15) Ana confiou no Senhor, descansou e se alegrou (I -Sam 1:18).
Como Ana muitas vezes somos perseguidos ainda que isto nos entristeça, mas o Senhor nos tem por bem aventurados ( felizes) porque é nosso o reino dos céus (Mat 5:10).
A benção foi estabelecida saiu-lhe o opróbrio e já era dado á ela o direito de dar frutos.
Ana ofertou ao senhor o melhor que ela tinha: o FRUTO DO SEU VENTRE; mesmo sabendo que talvez seria o único filho. Ela não voltou atrás na sua promessa.
Não podemos ofertar ao senhor e questionarmos sobre a oferta. Para colocarmos a nossa oferta no altar, primeiro temos que ofertar o nosso coração. Quando Ana aplicou o seu coração á Obra, Deus atendeu ao seu pedido.
Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado.... Salmo 51:17a

ENTREGA PESSOAL
I Samuel 1:19. E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o senhor, e voltaram e vieram á sua casa, a ramá e Elcana conheceu a Ana, sua mulher e o Senhor se lembrou dela.
Ana se levantou de madrugada porque sabia que para que a sua petição subisse ao Senhor era necessário uma entrega pessoal. A fé de Ana, a entrega, a sabedoria (I-Sam 1:27) e de maneira especial, a coragem são apenas algumas características desta serva. Ana dedicou ao Senhor de coração, sem temer. A fraqueza, o desânimo e o medo não poderão ter lugar no nosso coração.
O Senhor nos adverte... levanta-te amiga minha, formosa minha e vem. Porque eis que passou o inverno a chuva cessou, e se foi ( Cant 2:10 e 11).
A posição de Ana agradou ao Senhor, os momentos difíceis se passaram, o choro se transformou em alegria, a obra foi consumada. Agora é hora de deleite e gozo eterno. A Igreja é vista pelo Senhor preparada para ouvir sua voz. É hora de levantarmos e adorarmos ao Senhor pelas bênçãos recebidas até mesmo por aquelas que pela fé receberemos.
“ Mas o justo viverá pela fé; e se ele recuar a minha alma não tem prazer nele” (hebreus 10: 38). Ana não recuou; nasce Samuel ( ouvido de Seus) e tão somente confirmou ao Senhor a sua palavra. Deu leite ao seu filho (instrução), desmamou ofereceu sacrifício ao Senhor: trez bezerros um efa de farinha e um odre de vinho. Então revelou a Elí o seu pedido( Isam 1:27).
Vimos na suas ofertas a presença da TRIDADE.
BEZERRO – aponta para o Senhor Jesus (animal usado para o trabalho e sacrifício)
FARINHA – aponta p/ o Pai ( aquele que nos dá o alimento. O Senhor Deus para salvar o homem deu aquilo que há de melhor na eternidade “ O seu filho” – Jesus o pão da vida)
VINHO – aponta para o espírito Santo.
ANA - tipifica a Igreja fiel porque tem consigo a presença do TRINDADE. Sem a qual a igreja não existiria.

FRUTOS DO ESPÍRITO
I Samuel 6 – E sua competidora excessivamente a irritava para a embravecer: porquanto o Senhor lhe tinha cerrado a madre.
Ana possuía os frutos do espírito, porque ela foi mansa, teve temperança, foi pacífica e benigna com aquela que a irritava. Além disso a fé com que pediu ao Senhor um filho foi grande, alcançando o gozo, longanimidade e o amor do Senhor. Ana também tinha bondade no seu coração, pois ela sabia da importância de abster de seu filho e oferta-lo ao Senhor para dar continuidade a sua Obra. Devido á esta posição.
O Senhor lhe concedeu 3 filhos e duas filhas além de Samuel. Sabemos que um fruto é gerado de dentro para fora, assim também o fruto do Espírito é interno e aparenta no exterior.
Não podemos deixar que os frutos da carne contaminem o fruto do espírito na nossa vida.
O Senhor tem nos aperfeiçoados para este trabalho, tem nos dado o discernimento de que os frutos ruins podem contaminar toda a vinha.
Os frutos do espírito são:
Caridade ( amor) afeição profunda, zelo e cuidado
Gozo – contentamento, satisfação prazer
Paz – harmonia, ausência de conflitos, e perturbações
Longanimidade – paciência para suportar ofensas
Benignidade – generosidade (que ajuda as pessoas9
Fé – confiança, crença (hebreus 11:1)
Mansidão – serenidade, calma
Temperança – moderação, sobriedade
Ana se alimentava de uma parte excelente (I-Sam 1:5).
Da mesma forma hoje a igreja se alimenta da mesma parte (cordeiro por inteiro).

ADORAÇÃO
I Samuel 2:1 – Então orou Ana e disse: o meu coração exulta no senhor, o meu poder está exaltado no Senhor: a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na sua salvação.
As lutas, perseguições, humilhações, não tiraram do coração de Ana o seu objetivo – entregar o seu filho ao Senhor. Na sua fidelidade e confiança o Senhor a exaltou; com alegria e singeleza de coração cumpriu o seu voto, reconhecendo a grandeza e o poder do Senhor...” a estéril teve sete filhos, e a que tinha muitos filhos enfraqueceu” (I Samuel 2:5).
A Igreja oferta hoje o seu louvor ao Senhor em gratidão pelo seu amor, nos revelando Jesus.
Só o Espírito pode vir a maior adoração e o maior louvor. Ana também ofertou um cântico de adoração ao Senhor pela benção recebida.
O nosso louvor é fruto dos lábios que confessam o nome do Senhor.
O louvor é fruto de um coração arrependido.
O louvor é fruto da gratidão por promessas cumpridas, e enfim fruto de vitória que só o Senhor nos pode assegurar.
O louvor é gerado no nosso coração, no nosso interior, como fruto de uma alma remida.
A Igreja fiel ama e reconhece o sacrifício de Jesus e sabe que não foi comprada com prata e ouro, mas com o seu sangue.
A nossa adoração deve ser fruto da nossa experiência com o Senhor. È propósito do senhor que este trabalho das servas dê frutos: sinais, maravilhas, testemunhos, experiências e salvação de vidas.
A melhor adoração que podemos ofertar ao Senhor é a obediência à sua revelação.
“ Isto é bom e agradável ao Senhor


APDSJ.

Gostaria que se possivel caso tenham, enviassem p/ mim, aula sobre A ORAÇÃO DE ANA.


1º Seus momentos de angústias, por ser estéril
2º Quando Ana ora no templo; Deus responde sua Oração
3º O voto que Ana fez a DEUS ela cumpriu, entregou Samuel p/ o Senhor por todos os dias de sua vida.





Desde já agradeço.


Meire. APDSJ.

0 comentários:

Postar um comentário