RSS

terça-feira, 1 de junho de 2010

Mensagem: Biblia - A Palavra Viva

MENSAGEM (SERVAS): BÍBLIA, A PALAVRA VIVA

João 1: 1-4; 14

INTRODUÇÃO

O Senhor revelou que há necessidade das servas conhecerem mais a bíblia e também de dedicarem um tempo do dia à leitura da bíblia, a palavra de Deus.
O que precisamos saber em primeiro lugar, sobre a bíblia, é que ela é a palavra viva. É a ação de Jesus, o verbo, dentro da bíblia, em favor das nossas vidas.

DESENVOLVIMENTO

2.1. O VERBO – A AÇÃO DE DEUS

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” ... “Ele estava no princípio com Deus” ... “Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez” ... “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” ... “O Verbo se fez carne, e habitou entre nós. Vimos a sua glória, a glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”.

Nesse texto que lemos, João fala deste Verbo (Jesus). O verbo está no princípio de todas as coisas e significa “ação”.
No princípio era “Jesus”, a palavra estava em ação, criando todas as coisas.
Então, dizemos que a bíblia é a palavra viva, porque ela nos fala da ação de Deus em favor do homem.
Em Gênesis 1:1, nos diz: “No princípio criou Deus” ... O verbo criar presente, mostrando Deus em ação, agindo. Deus em ação, através da sua palavra: “... e disse Deus: haja luz ...”

2.2. A TRINDADE

A ênfase da bíblia é Deus na forma de três, ou seja, a menção de Deus na bíblia nunca é isolada: em todos os atos de Deus está presente a trindade.
Exemplo: Pedro nega três vezes (nega a trindade): nega o Pai, de onde veio; nega o Filho, o caminho por onde andava e nega o Espírito Santo, porque não o conhecia.
E todas as vezes que observamos na bíblia o número três, falando de tempo, a palavra está falando do tempo de Deus.
Exemplo: Neemias, quando foi reconstruir o templo, antes de começar ficou rodeando três dias. O Senhor Jesus, ao terceiro dia ressuscitou. É tempo profético de Deus.
A divisão da bíblia nos mostra também a operação da trindade: O velho testamento – Pai (a palavra veio do Pai); O novo testamento: os evangelhos – Filho (o ministério do Senhor Jesus) e o período da igreja – operação do Espírito Santo (a graça).
A ênfase dada nos últimos capítulos da bíblia nos fala da segunda vinda de Jesus, que só o Pai sabe, porque o projeto é do Pai.

2.3. A PALAVRA VIVA

Então, a bíblia para nós (para a igreja) não é um livro qualquer. Primeiro, porque o seu autor está vivo (a maioria dos bons livros que conhecemos o autor está morto). Mas, a bíblia é diferente, porque nela Deus está vivo em ação, em nosso benefício.
Em toda palavra encontramos Deus agindo em favor do homem e quando alcançamos a vida que há nessa palavra, encontramos Deus agindo em favor do homem.
A palavra é viva, quando ela é revelada. A bíblia sem o Espírito Santo é letra. A palavra revelada é a que está além da letra (atravessa a razão do homem e entra no tempo profético).
Os judeus não entenderam o projeto de Deus, porque estavam na razão. O ensino de Jesus era: “aquele que não comer da carne e não beber do sangue, não tem parte no reino”.
Profeticamente, o Senhor Jesus falava da igreja e do Espírito Santo, que seria derramado. A necessidade que Nicodemos tinha: “nascer de novo”. Tudo apontando para um projeto profético, de salvação e vida eterna.
O Espírito Santo, através da palavra, age no meio da igreja, por isso ela não volta vazia; porque essa palavra é a palavra que foi dita na eternidade; ela atende a nossa necessidade em qualquer tempo, em qualquer situação que nos encontrarmos.
O Senhor tem revelado essa necessidade de conhecer mais a bíblia, pois assim, iremos aplicar a palavra na nossa vida.

2.4. A APLICAÇÃO DA PALAVRA

Podemos ver alguns exemplos da aplicação desta palavra viva na nossa vida:

* Apoc. 19:13: “Estava vestido com um manto salpicado de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.”
O nome de Jesus na eternidade é “a palavra de Deus”. João teve essa experiência, ele identifica o Senhor Jesus (a palavra).
Jesus, o verbo de Deus, desceu e se fez carne. Na forma humana, aqui no mundo ele recebe o nome de Jesus (que quer dizer salvação). Jesus é o verbo, é aquele que fala aos nossos corações.
Este texto nos fala de uma ação em benefício do homem: “manto salpicado de sangue” – veio do sacrifício.
O verbo era Deus e estava com Deus (Pai). A palavra é um projeto completo, para confirmar que veio do Pai.
Todo projeto tem nome e o nome do projeto de Deus é salvação, porque o objetivo da palavra é a salvação do homem.

* Hebreus 4:12: “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.

A palavra de Deus é viva e eficaz, penetra na mente e no coração do homem. O homem encontra Jesus vivo agindo na palavra, porque, Jesus, com a palavra viva, vai no íntimo do homem e age em nosso benefício.
Isto é o verbo revelado a nós, porque ... “O Verbo se fez carne, e habitou entre nós. Vimos a sua glória, a glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”
A palavra nos conhece, porque ela é o verbo, é Jesus se revelando ao homem.

CONCLUSÃO

A palavra é inspirada por Deus, ela é palavra eterna.
O objetivo da palavra é salvação, é dar direção à vida do homem, para a eternidade.
Por isso o Senhor nos orienta a consultar a palavra para aquilo que for útil à nossa vida. A consulta é para sabermos o que o Senhor quer fazer, pois assim colocamos a nossa vontade de lado.
Quando clamamos pelo sangue de Jesus, que é o Espírito Santo, abrimos a bíblia e Deus vai falar, porque a consulta à palavra é um meio de graça, de alcançar comunhão com o Senhor, de nos identificarmos mais com o Senhor. Ele nos fala através da Palavra, porque Ele nos conhece.
O resultado da consulta (da serva que aplica a palavra na sua vida, que tem a palavra como direção) é uma vida dentro do caminho, do propósito de Deus.
A finalidade da palavra está descrita em II Timóteo 3:16-17: “Toda escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra”.
Não podemos desprezar nada da palavra, é a palavra que faz que a Obra do Senhor permaneça como Obra; ela prepara o homem de Deus para a boa Obra.
Temos experiências de uma palavra que nos dirige. Jesus, a Palavra tem nos dirigido a cada dia. Por isso, o Senhor nos orienta nesta tarde a conhecermos mais a bíblia, a palavra de Deus e nos dedicarmos à leitura da bíblia, para conhecermos mais ao Senhor Jesus.
Para a nossa vida espiritual não podemos deixar de lado a palavra, nos esquecermos da importância que é a bíblia para nós. Pois, como o Senhor fez a comparação do homem sensato: aquele que ouve e pratica, ou seja aquele que usa a revelação para fazer a Obra, é o que resiste as chuvas (que nos fala do mundo: pois onde Deus fala não há lugar para o mundo); resiste aos ventos (que são as doutrinas vãs, os ensinos contrários à palavra) e às enxurradas (não há lugar para o pecado escondido, tudo fica revelado).

0 comentários:

Postar um comentário