RSS

terça-feira, 15 de junho de 2010

Mensagem: A Biblia - Os livros históricos e poéticos

UNIDADE: A BÍBLIA

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. II Timóteo 2:15

2ª AULA: OS LIVROS HISTÓRICOS E POÉTICOS

“Toda a bíblia divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”. II Timóteo 3:16-17


INTRODUÇÃO

Vocês já aprenderam que a bíblia é um livro muito especial e diferente de todos os outros livros que vocês conhecem. Isso, porque a bíblia é a boca de Deus falando conosco, ela foi dada por Deus aos homens, por isso é que nos referimos à bíblia como a palavra de Deus. É Deus dizendo como Ele é, e como os homens são.
Todos os livros que existem nós entendemos com a nossa mente, a nossa inteligência, que fica aqui na nossa cabeça. Mas, a bíblia, só podemos entender o que Deus quer falar conosco através dela, se ele mesmo, Deus nos revelar.
Revelação é quando o Espírito Santo de Deus nos explica direitinho o que querem dizer as palavras, as histórias que nós lemos na bíblia. O Espírito Santo mostra o que está aqui dentro da bíblia e que, sozinhos, só com a nossa inteligência, nunca poderemos descobrir.
Isso, porque a bíblia é um livro cheinho de segredos, mas só descobrimos esses segredos quando lemos a bíblia ajudados pelo Espírito Santo, pois só ele pode nos revelar os segredos de Deus. Para isso, basta ler a palavra e orar pedindo a Deus a revelação.
O objetivo da bíblia é a salvação do homem. Lendo a bíblia descobrimos que para chegarmos ao céu, à morada de Deus, precisamos aceitar o Senhor Jesus como nosso único salvador.
A bíblia foi escrita por vários homens fiéis, servos obedientes a Deus, que escreveram tudo o que o Espírito Santo revelou aos seus corações. Durante muito tempo o Espírito Santo escolheu homens que amavam a Deus e ditou para eles a bíblia e eles escreveram tudo conforme ouviram.
Então, essa é a nossa certeza, segurança, de que esta palavra veio do céu para nós: “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”. II Pedro 1:21
O Senhor revelou esse ensino para vocês aprenderem a amar a palavra de Deus e desejar ler todos os dias e muito mais, saber como usar suas bíblias corretamente, pois este é um conselho que recebemos do Senhor e que está na palavra: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. II Timóteo 2:15

DESENVOLVIMENTO

Na aula anterior, aprendemos sobre os livros da lei, que nos contam a história desde a criação do mundo até a vida e a morte de Moisés.
Os israelitas haviam terminado a viagem pelo deserto e estavam prontos para entrar na terra prometida. E esta história dos israelitas continua nos doze livros seguintes, que são (vamos dividir em três grupos para facilitar o aprendizado):1) Josué, Juízes, Rute; 2) Samuel, Reis e Crônicas (cada um destes é muito grande, então, eles foram divididos em I e II Samuel, I e II Reis e I e II Crônicas) – são seis livros, mas só 3 nomes; 3) Esdras, Neemias e Ester.

2.1. OS LIVROS HISTÓRICOS

A história de Israel em sua terra tem três épocas:

I – Antes de terem reis
II – Durante o tempo que tinham reis
III – Depois de terem reis (quando não mais os tinham)

Houve na história de Israel um grande acontecimento, que é fácil de lembrar: o cativeiro babilônico. Foi um período de 70 anos. Período esse, quando Deus castigou seu povo pela sua idolatria e pecado.
Assim, Deus permitiu que Nabucodonozor, rei da Babilônia, vencesse os israelitas e os levasse cativos para a Babilônia.
O grande nome durante o cativeiro foi “Daniel”, o homem que que foi lançado na cova dos leões e não foi comido. Foi também nesse cativeiro que os três amigos de Daniel foram lançados no fogo e não foram queimados.
Esse cativeiro em Babilônia aconteceu no fim da época dos reis, ou seja, durante o cativeiro não havia reis e quando voltaram não tiveram reis e sim, governadores.
Os livros de Esdras, Neemias e Ester conta a história depois do cativeiro, mas só uns cem anos. Quando, então, começa um período de, mais ou menos, 400 anos, quando nenhum profeta falou e ninguém escreveu a história que estava acontecendo. Esse período é conhecido como o “período entre os testamentos”.
No fim dos 400 anos começa o novo testamento, com o evangelho de Mateus.
Nos livros históricos há um detalhe importante: a história que realmente começou a ser contada em Gênesis prossegue normalmente até o fim dos livros dos reis, quando diz que os israelitas foram derrotados e levados cativos para a Babilônia.
Os livros de Crônicas são uma repetição da história contada nos livros dos Reis, com alguns detalhes que não aparecem nestes.

2.2. OS LIVROS POÉTICOS

São eles: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão.
Na bíblia em português não parecem ser livros de poesia, mas no hebraico, a língua falada pelos judeus no tempo do velho testamento, apresentam todo o aspecto de serem poesias.
Os tradutores preferiram seguir fielmente o que estava escrito e não se preocupar com o aspecto de poesia.
São livros escritos de forma linda, são poesias do Espírito Santo e trazem maravilhosos exemplos e conselhos para nossa vida.
Exemplo: Salmo 23, sobre o pastor e suas ovelhas. Ele foi escrito pelo rei Davi. Há também o salmo que fala do esconderijo do altíssimo (Salmo 91)

CONCLUSÃO

Há muito mais histórias maravilhosas nos livros da lei e que vocês descobrirão todos os segredos que Deus tem para revelar lendo a bíblia e pedindo ao Espírito Santo que conte todos eles.

0 comentários:

Postar um comentário