RSS

sábado, 5 de junho de 2010

Mensagem: A Biblia - Os livros da Lei

UNIDADE: A BÍBLIA

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. II Timóteo 2:15

1ª AULA: OS LIVROS DA LEI

INTRODUÇÃO AO ASSUNTO

1. O QUE É A BÍBLIA

Vamos começar um ensino sobre “a bíblia”. Vocês sabem me dizer o que é a bíblia?
Sabem, a bíblia é um livro muito especial e diferente de todos os outros livros que vocês conhecem. Sabem, porque?
Porque a bíblia é a boca de Deus falando conosco, por isso é que nos referimos à bíblia como a palavra de Deus.
Todos os livros que existem nós entendemos com a nossa mente, a nossa inteligência, que fica aqui na nossa cabeça. Mas, a bíblia, só podemos entender o que Deus quer falar conosco através dela, se ele mesmo, Deus nos revelar.

2. A REVELAÇÃO DA BÍBLIA

Sabem o que é revelar? (mostrar a caixa). Será que alguém aqui nesta classe sabe o que tem dentro dessa caixa?
Estão vendo, só eu sei, então, só se eu revelar é que vocês saberão também, não é mesmo? (abrir a caixa para a classe)
Vejam o que tem dentro. Agora já sabem! Então, isto é revelar! Mostrar o que está guardado, escondido, algo que só o dono sabe o que é.
Revelação é quando o Espírito Santo de Deus nos explica direitinho o que querem dizer as palavras, as histórias que nós lemos na bíblia. O Espírito Santo mostra o que está aqui dentro da bíblia e que, sozinhos, só com a nossa inteligência, nunca poderemos descobrir.
Isso, porque a bíblia é um livro cheinho de segredos, mas só descobrimos esses segredos quando lemos a bíblia ajudados pelo Espírito Santo, pois só ele pode nos revelar os segredos de Deus.
Para isso, basta ler a palavra e orar pedindo a Deus a revelação.

3. OBJETIVO DA BÍBLIA

A bíblia nos fala do Senhor Jesus, o Filho de Deus. Nos ensina que ele é o único que pode nos levar para o céu.
Portanto, o objetivo da bíblia é a salvação do homem. Lendo a bíblia descobrimos que para chegarmos ao céu, à morada de Deus, precisamos aceitar o Senhor Jesus como nosso único salvador.
Querem ver? “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim”. João 14:6

4. QUEM ESCREVEU A BÍBLIA

Foram vários homens que escreveram a bíblia. Homens fiéis, servos obedientes a Deus, que escreveram tudo o que o Espírito Santo revelou aos seus corações.
É como na escola, que vocês desenham o que a professora fala, não é mesmo? Não pode fazer diferente, porque senão vai ficar errado.
Assim foi com a bíblia. Durante muito, muito tempo, o Espírito Santo escolheu homens que amavam a Deus e ditou para eles a bíblia e eles escreveram tudo conforme ouviram.
Então, essa é a nossa certeza, segurança, de que esta palavra veio do céu para nós: “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”. II Pedro 1:21

INTRODUÇÃO

O Senhor revelou esse ensino para vocês aprenderem a amar a palavra de Deus e desejar ler todos os dias e muito mais, saber como usar suas bíblias corretamente, pois este é um conselho que recebemos do Senhor e que está na palavra: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. II Timóteo 2:15

DESENVOLVIMENTO

2.1. A DIVISÃO DOS LIVROS

Para sabermos usar as nossas bíblias precisamos entender a divisão dos livros que ela tem. A palavra bíblia quer dizer “livros”.
Então, a bíblia é um conjunto de sessenta e seis livros escritos por homens dirigidos pelo Espírito Santo.
Ela é dividida em duas partes: O velho testamento, que tem 39 livros e novo testamento, que tem 27 livros.
Esta divisão nos ajuda a achar os versículos que queremos ler na bíblia. Quando decoramos a ordem dos livros, fica mais fácil para encontrarmos qualquer texto na bíblia.
Imaginem que estamos fazendo um passeio, sobrevoando uma cidade de helicóptero. Lá de cima o que vemos? Vários conjuntos de casas que formam os bairros. Ligando as casas umas às outras, temos as ruas.
Vamos comparar com a bíblia? Os bairros é como se fossem os livros da bíblia, e as ruas como os capítulos.
Os livros estão divididos em capítulos que estão escritos com números grandes – e os capítulos são divididos em versículos, que estão escritos com números pequenos. É como se fosse um endereço, que nós chamamos de referência bíblica.
Saber o nome do livro da bíblia onde está o texto que queremos ler é uma informação importante, mas não é suficiente, porque precisamos saber também qual o capítulo e qual o versículo.
É como acontece numa cidade. Se quero visitar vocês, por exemplo, a primeira coisa que preciso saber é o endereço certinho: o bairro, a rua e o número da casa onde vocês moram. Com estas informações consigo chegar à casa de vocês, não é mesmo?
(Procurar na bíblia junto com a classe) Vamos achar o texto que nós lemos no início da aula? Qual a sua referência (qual seu endereço na bíblia)? II Timóteo 2:15.
Então, qual é o livro (o bairro)? II Timóteo
E o capítulo (a rua)? Dois (número grande)
E o versículo (a casa)? 15 (número pequeno)

2.2. OS LIVROS DA LEI

(mostrar a estante) Vamos imaginar que esta estante é a nossa bíblia. Do mesmo jeito que esta estante tem dois lados, assim é a bíblia: ela tem duas partes, mas é uma só palavra – a palavra de Deus.
Os lados da estante representam o velho testamento e o novo testamento (ir mostrando na bíblia onde se localizam as divisões).
O velho testamento está bem no início da bíblia e o novo testamento depois do meio da bíblia.
Sabem porque falamos testamento? Testamento quer dizer aliança ou pacto (um acordo) feito por Deus com os homens. Um acordo para a salvação do homem.
Quantas prateleiras temos do lado do velho testamento? Temos cinco prateleiras. E do lado do novo testamento? Também temos cinco prateleiras.
Agora vamos aprender! Estes cartões coloridos, que representam os livros da bíblia, nos ajudarão a guardar a ordem de cada livro dentro da bíblia.
Na primeira prateleira do velho testamento, temos “os livros da lei”. São cinco livros da lei.
Estes livros têm este nome porque revelam a lei de Deus, o mandamento, o ensino de Deus para o seu povo. Foram escritos por Moisés.
Os livros da lei nos falam que Deus separou um povo – o povo de Israel, para servi-lo, para que através desse povo nascesse o Senhor Jesus.
São eles: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
No livro de Êxodo tem uma história que vocês conhecem bem, a história de Moisés, que foi colocado num cesto pela sua mãe, para que ele fosse salvo e Deus usou a vida desse servo para livrar o povo de Israel da escravidão do Egito.
E a oferta de Caim e Abel? Está escrita no livro de Gênesis. Nessa história aprendemos que agradamos a Deus quando obedecemos sua revelação.

CONCLUSÃO

Há muito mais histórias maravilhosas nos livros da lei e que vocês descobrirão todos os segredos que Deus tem para revelar lendo a bíblia e pedindo ao Espírito Santo que conte todos eles.

0 comentários:

Postar um comentário