RSS

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Mensagem: Os 10 mandamentos

Os Dez Mandamentos

Êxodo 20:1-17

1 ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:
2 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
6 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
7 Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
13 Não matarás.
14 Não adulterarás.
15 Não furtarás.
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Côvado
Côvado Se nós perguntarmos o que é um Côvado, descobriremos que é a distância da ponta do dedo médio até o cotovelo. Mas se nós dermos o próximo passo e perguntarmos o dedo médio de quem, e o cotovelo de quem, nós teremos que admitir que nós não sabemos. Esta medida estava sujeita à variação pois foi relatada à diferente pessoas.
A variação é calculada a entre 43 a 53 cm de forma que nós podemos pensar em um cúbito como tendo aproximadamente 45 cm.

Propiciatório
Exod 25:17-22 "Também farás um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado côvado e meio. Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Farás um querubim na extremidade de uma parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele. Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório. E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o testemunho que eu te darei. E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel."
A palavra para "propiciatório" é a mesma raiz para a palavra "expiação". Isto é, um meio de cobrir, cancelar, apaziguar, ou purificar. O equivalente grego é a palavra " propiciação ". Jesus é a propiciação de Deus.
Lc 18:13 "O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!"
A palavra "propiciatório" fala de um lugar de descanso, assim o "propiciatório" era o " lugar de misericórdia ou propiciação".
O Querubim

- Eles representam o governo justo de Deus, e são os executores da justiça divina.
Gen 3:22-24 .."Então disse o SENHOR Deus: ..Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente; o SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim .do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida."
Ex 25:18-20 ... "Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório .Farás um querubim na extremidade de ...uma parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele. Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório."
- Eles representam o juízo de Deus.
- A posição deles indica que o juízo de Deus sobre Israel foi evitado por causa do sangue aspergido no propiciatório.
- Os Querubins são revelados por Ezequiel no capítulo 1:5-10 como 4 seres viventes, cada um tendo 4 faces diferentes, a face de um homem, leão, boi, e águia.


Ouro
________________________________________
Ouro (Divindade)
O Ouro Puro ao longo das escrituras fala da divindade, que não pode ser reproduzida. Simboliza a glória divina do Senhor Jesus como "o Filho de Deus" e "Deus, o Filho". De acordo com Ex 38 eles deram 1269 Kg de ouro.
Aliança

A definição Bíblica para aliança é "um acordo que liga duas partes". A palavra grega para aliança é Diatheke (Testamento) e a hebraica é b'rit e de fato é o meio de "selar a aliança". Estava selada pelo derramamento de sangue, e o andar entre os dois pedaços de carne (Gen 15). Uma b'rit não podia ser quebrada. Quando você entra em uma aliança você faz uma promessa solene de amor e proteção um ao outro e a promessa é feita " tudo o que é meu é então seu ". Na antigüidade, haviam alguns meios tradicionais de selar uma aliança:

1. O manto(vida) era removido.
2. O cinto (força) era removido.
3. Um sacrifício era cortado em dois pedaços.
4. Cada um andaria entre os pedaços.
5. Misturava-se o sangue da mão direita. (cicatriz)
6. Recebiam o nome do outro.
7. Se sentavam junto à uma mesa.
8. Estabeleciam um memorial.

A Escritura menciona que várias alianças foram feitas entre homem e homem, como Jacó e Labão, e Davi e Jônatas.

Os pés
Os pés representam onde eles foram, suas vidas e caminhos. Seu modo de andar tinha que ser um modo de andar santo, de maneira que seus pés fossem lavados sempre, diariamente.

0 comentários:

Postar um comentário